CRIADORA DO PROJETO EDUCAR PARA INCLUIR

Professora Táira Macedo

Meu propósito é auxiliar famílias de crianças com qualquer tipo deficiência ajudando nas atividades escolares no período da quarentena. Farei isso através de um atendimento on-line personalizado, criando métodos para auxiliar nas atividades on-line oferecidas pelas escolas.🤓

Uma educadora apaixonada com experiência em educação inclusiva

Quero me unir a você, pois sei que podemos trabalhar juntos para preparar e incluir seu filho no mundo.

O atendimento será parcialmente gratuito neste período de reclusão. Estou ansiosa para construirmos uma nova história juntos.

As reuniões serão via Skype, Zoom ou WhatsApp.

Saiba porque criei o projeto...

Desde de muito pequena gostava de ajudar as pessoas. Hoje como Pedagoga e com experiência profissional em educação especial posso finalmente dar vida a este propósito.

Uma das experiências mais marcantes da minha infância, foi a inclusão de uma menina coreana que estudou na minha classe. A Ester não entendia muito bem o que a gente falava e nem a gente o que ela dizia. Eu fui logo me aproximando dela e aos poucos fomos criando uma forma nossa de comunicação que não era nem coreano e nem português. No final do ano ela já estava conseguindo tomar lanche com todas as meninas da turma.

Assim como essa, outras experiências relacionadas a inclusão aconteceram tanto no campo pessoal quanto no profissional. Todo esse mundo me deixa encantada com as infinitas possibilidades de ajuda que eu posso oferecer e a diversidade de pessoas que existem, pensando nas histórias de cada um, seus desejos e limitações.

Considerando minhas experiências de vida e na educação, criei o Projeto Educar para Incluir. Onde eu posso dividir com vocês as minhas descobertas e conhecimentos ajudando muitas pessoas a encontrarem respostas e viverem de forma muito melhor.

Meu objetivo é trazer mais informações sobre educação inclusiva com foco em ajudar as famílias da forma mais acessível e sustentável possível. Sempre trazendo dicas, ideias, informações fáceis e viáveis para a maior quantidade de pessoas possível.

Se você conhece ou tem alguém próximo que precisa inclusão na educação conte comigo e compartilhe para que este projeto possa ajudar mais e mais pessoas que necessitam de ajuda. Sabemos que neste mundo cada conquista individual é muito importante. Conto com você!

Metodologia

Como funcionam os atendimentos?

Os atendimentos acontecem uma vez por semana por videochamada e tem a duração de 1 hora.

Como as atividades são adaptadas?

Durante os atendimentos, além de acolher e orientar as famílias trazendo estratégias pedagógicas adequadas à necessidade de cada criança, são sugeridas atividades extras com a intenção de desenvolver habilidades que pareceram necessárias para a inclusão dessas crianças no ambiente escolar e, em alguns casos, também são feitas adaptações de algumas atividades escolares.

Essas atividades são adaptadas, considerando o currículo regular da escola e as necessidades da(o) estudante. Nesse sentido, há intervenções com foco na afetividade, compreensão e tempo de concentração.

Quem aplica as atividades?

Todas as atividades são realizadas contando com a mediação da família da criança que cumpre um papel fundamental no processo.

São enviados registros com as orientações acordadas no atendimento para cada família ao final de cada atendimento.

A necessidade de adaptação ou atividades extras varia de acordo com o perfil da família e necessidades da criança.

As aulas particulares são oferecidas apenas para adolescentes que recusem a participação dos responsáveis no momento de estudos.

Os materiais adaptados são entregues de acordo com a necessidade da criança e disponibilidade financeira da família.

Como são as avaliações e acompanhamento?

As avaliações são realizadas a partir de vídeos e fotos das crianças realizando as atividades e por meio dos relatos dos responsáveis apresentados nos atendimentos.

O fluxo de novos atendimentos é acompanhado a partir de um cadastro realizado antes de cada atendimento a ser realizado.

A frequência e número de atendimentos são registrados na agenda pessoal da criadora do projeto.

Compartilhe este projeto para que possamos alcançar as pessoas que precisam.